A falha na máquina

28 de Fevereiro de 2022
Segunda-Feira

Resumo do livro "Uma Carta aberta ao Príncipe Carlos" ou

"A única maneira para deixar de fumar", de Allen Carr

--------------------------------------------------------------------------------------

Capítulo 7: A falha na máquina

               Devido à capacidade intelectual, de memoria, imaginação e experimentação do cérebro humano, podemos afirmar que somos superiores aos outros animais que apenas utilizam a sua capacidade instintiva. Contudo, esta capacidade superior do ser humano tanto pode ser construtiva como destrutiva.

               Aprendi muito ao observar o nosso gato e cheguei à conclusão de que ele era mais inteligente do que eu porque fazia de mim seu escravo. Assim, em vez de me apoiar durante muitos anos na minha mente lógica e racional, agora dou mais importância à minha mente instintiva. Sei que é uma ferramenta valiosa que foi construída durante 3 biliões de anos de evolução e que faz parte desta máquina incrível.

               É sabido que as aprendizagens e deceções na nossa infância vão criando um vazio dentro de nós. Este vazio aumenta expansivamente na adolescência quando descobrimos que os nossos pais afinal não são aqueles pilares inabaláveis que pensávamos que eram. Começamos a mudar o nosso foco para fora… os heróis do grande ecrã, as estrelas pop ou outras personalidades desportivas ou de TV.

               A minha experiência na escola foi como a de um jogo e/ou competição. De um lado estava o coitado do professor a tentar enfiar conhecimentos nos cérebros dos alunos. Do outro lado estavam os alunos a fazerem todos os possíveis para evitar a contaminação indesejável das suas mentes. Infelizmente a escola não nos prepara de forma adequada e quando saímos de lá somos confrontados com a VIDA. O vazio já existente aumenta ainda mais e como somos programados para acreditar que beber álcool e fumar são umas boas muletas, não é de admirar que a maioria dos jovens entre na experiência de fumar só um…

                Não é verdade que para deixar de fumar é necessário remover o vazio ou que demora anos para superar um vício de muitos anos. Para mim foi instantâneo e assim foi para muitos outros e assim também pode ser para ti, desde que deites fora o maior aliado do vício que é o MEDO.

               É essencial que confiem em mim - o processo Easyway - para encontrar a chave da liberdade. A desinformação dos pais, família e sociedade em geral desvia-nos da verdade e o resultado pode ser desastroso. É aqui que encontramos a falha na nossa máquina incrível… a incapacidade de utilizar o nosso cérebro da forma correta. Indústrias e muitos chamados “peritos” aproveitaram-se desta falha, criando crenças e ilusões na nossa mente que não correspondem à verdade. Mesmo tendo uma mente aberta, estamos sempre com dúvidas… e perguntamos “será um facto ou uma ilusão?”