Porque eu nunca mais poderei recair no vício

6 de Janeiro de 2022
Quinta-Feira

Resumo do livro "Uma Carta aberta ao Príncipe Carlos" ou

"A única maneira para deixar de fumar", de Allen Carr

--------------------------------------------------------------------------------------

Capítulo 5: Porque eu nunca mais poderei recair no vício

               Fumar é a mais engenhosa e sinistra armadilha, de uma grande subtileza, jamais inventada pelo homem e a natureza em conjunto. Easyway é a chave para libertar da armadilha, até para jovens e fumadores casuais… desde que eles QUEIRAM utilizar a chave.

               Sei que nunca mais poderei voltar a fumar porque percebo profundamente a armadilha da nicotina, como também a psicologia do fumador. Eu sabia desde o início que o meu método iria funcionar para outros fumadores, mas como fazer para que não voltassem a recair? Descobri que para isso, um ex-fumador precisa os seguintes requisitos:

Entender a natureza do fumar
Realizar que fumar não dá prazer e/ou apoio
Realizar que em vez de preencher o vazio, o fumar é a causa do vazio
Ter a certeza de nunca mais ter o desejo e/ou tentação de fumar, como também saber que será um não fumador para o resto da vida

E obviamente não fumar… nem uma passa sequer!! Algo que as vezes é esquecido, como por exemplo em momentos traumáticos. O ex-fumador pode sentir um vazio e só um cigarro parece uma opção viável.

Eu próprio passei por um desafio de saúde cerca de 6 meses depois ter parado de fumar. Ter voltado ao exercício físico fez com que perdesse 16 quilos e surgiu um caroço no meu peito. Estava convencido que era um cancro de pulmão e tinha medo de ir ao médico. Quando não consegui mais resistir à pressão da Joyce e dos meus filhos, marquei uma consulta e foi só na sala de espera que me lembrei do cigarro… com alívio por não fumar mais. Sabia que graças a ter parado de fumar, tinha capacidade física e mental para superar este desafio. Felizmente o problema foi muito menor do que estava à espera e só senti gratidão pelo facto de ter parado de fumar.