Porque não funcionou da 2ª vez?

14 de Dezembro de 2021
Terça-Feira

Resumo do livro "Uma Carta aberta ao Príncipe Carlos" ou

"A única maneira para deixar de fumar", de Allen Carr

--------------------------------------------------------------------------------------

Capítulo 4: Porque não funcionou da 2ª vez?

               A ilusão do prazer é maior para os jovens e fumadores casuais e faz com que não tenham tantas razões para parar de fumar. A maioria dos fumadores que atendem as nossas clínicas são grandes fumadores de longa data, alguns já muito debilitados. Aqueles que já sofreram de problemas de saúde costumam aconselhar os fumadores mais jovens a pararem quanto antes. A atitude do jovem é “Tu estás a aconselhar-me? Olha para ti! Eu nunca vou chegar a esse ponto!” É notável como o fumador vê tão bem os malefícios do tabaco nos outros e ao mesmo tempo parece estar completamente cego em relação ao seu próprio problema.

               A taxa de êxito nos grandes fumadores de longa data é mais elevada porque estão mais atentos e seguem as instruções… eles têm muito mais a ganhar. Eles passam pelo momento da revelação e estão livres para sempre. É uma felicidade enorme que um fumador sente quando se liberta do vício… igual à de alguém que esteve muitos anos numa prisão e que é libertado.

               Contudo, a lavagem cerebral do cigarro ocasional é grande e há pessoas que, pelo excesso de confiança, fumam só um para de seguida cair de novo na armadilha. Assim vêm novamente ter comigo, mas deste vez já não estão tão intoxicados. Easyway foi uma varinha mágica e há uma expectativa que vai ser igual à primeira vez e a pessoa pensa que está a controlar a situação. Mas está numa situação equivalente à de um fumador jovem e assim parece que a segunda vez não é tão eficaz.

               Ninguém fuma porque quer ou porque gosta… todos os fumadores fumam por medo. Este medo faz com que seja impossível obrigar um fumador a parar de fumar, tal como é impossível colocar uma pessoa claustrofóbica num elevador! Embora seja uma ilusão, ela pensa que vai sufocar. Na sessão Easyway, enquanto o fumador continua a fumar, removemos os seus medos.