Que tipo de fumadores fracassam?

29 de Novembro de 2021
Segunda-Feira

Resumo do livro "Uma Carta aberta ao Príncipe Carlos" ou

"A única maneira para deixar de fumar", de Allen Carr

-------------------------------------------------------------------------------------

Capítulo 3: Que tipo de fumadores fracassam?

O único tipo que fracassa é aquele que não segue as instruções. Às vezes pode acontecer por disparate, leviandade, mas também porque não entenderam ou não acreditaram. Perguntam-me muitas vezes “é necessário inteligência?” Sou de opinião que todos a temos, desde que haja um estado de espírito aberto. Na realidade, a maioria dos fumadores sente-se instintivamente estúpida por ser fumadora e pedir inteligência não faria sentido. O que precisamos, sim, é que a pessoa utilize o seu cérebro e abra a sua mente em relação a este assunto de fumar.

Embora a adição seja provocada pela nicotina, não é a droga que mantém o fumador preso, mas sim a lavagem cerebral da sociedade que vem junto. Chamo a isso “a armadilha de nicotina”. Em vez de categorizar o fumador como “casual”, “compulsivo”, “social”, etc, etc…, eu defendo que é sempre uma pessoa que caiu na armadilha e cada uma com uma lavagem cerebral específica. Todos nós temos vivências diferentes!

Dos poucos fracassos que temos na clínica, a maioria são jovens obrigados a vir pelos pais. Como também pessoas que estão num relacionamento e que vêm porque estão cansadas de serem perseguidas pela cara-metade. Ocasionalmente há outras razões e nos meus livros descrevo algumas. Cada fracasso é uma frustração para mim, porque sei que qualquer fumador pode parar com facilidade para sempre.

As crenças do fumador fazem com que ele sofra de uma luta de vontades… tanto quer, como não quer. Estas crenças e luta de vontades fazem com que a mente se feche… um fumador não quer falar sobre o cigarro. A crença profunda de que não é capaz de parar, faz com que o fumador não procure a ajuda adequada para parar. A lavagem cerebral sobre o fumar é sofisticada. No início a sessão durava cerca de 1 hora e atualmente é de 4 horas para remover uma lavagem cerebral de uma vida inteira. Temos orgulho da nossa taxa de êxito superior a 90% e é bom saber que aqueles que fracassam estão a bom caminho… Easyway é sempre o início do fim!

Sou criticado por ser repetitivo, machista, prepotente e aborrecido. Garanto que sei tudo isso, mas é necessário para que o processo tenha êxito. O nosso maior inimigo é a mente fechada e a persistência, a repetição e as analogias são uma chave essencial do método.